Whatsapp:

(41) 3222-6400

Segunda a Sexta:

8h - 18h

Gestão financeira para pequenas empresas: o que é e como fazer?

Gestão Financeira para Pequenas Empresas, o que é e como fazer?

Manter suas finanças requer muito mais do que apenas conectar números a uma planilha. Se você está tentando salvar um navio afundando ou alimentar o crescimento de uma empresa, uma boa gestão financeira significa se preparar para o sucesso a longo prazo do seu negócio.

Então, para aproveitar ao máximo suas finanças, você deve ser analítico em seus objetivos de gestão financeira. Definir metas específicas, orçamentos alcançáveis e métricas atingíveis em torno da maximização do seu orçamento, fluxo de caixa e gerenciamento de riscos pode ajudá-lo a construir uma base financeira estável.
Vamos compartilhar as 3 metas de gestão financeira que sua pequena empresa deve atingir.

1. ORÇAMENTO

O orçamento para o seu negócio envolve dar uma olhada no que aconteceu no mês passado, há três meses e neste ano, e depois usar os dados para tomar decisões financeiras informadas nos próximos meses e anos.

Um bom orçamento, por exemplo, mostraria quanto dinheiro você tem que gastar em recrutamento, treinamento e outras necessidades. Também deve fornecer um resumo de seus custos fixos e variáveis, bem como as vendas e receitas necessárias para financiar programas críticos.

Aqui estão algumas metas ou objetivos relacionados ao orçamento para você começar:

• ESTIME A RENDA FINANCEIRA

Olhar para suas fontes de receita anteriores é o primeiro passo em qualquer atividade orçamentária. Portanto, para descobrir quanto dinheiro você recebe regularmente de todas as fontes.
Por fim, não se esqueça de levar em consideração qualquer sazonalidade. Por exemplo, para um negócio de varejo, o período de Natal e Black Friday serão períodos movimentados.

• CUSTOS VARIÁVEIS

Despesas variáveis são aquelas que flutuam com base em quanto você vende seu produto ou serviço.

Por exemplo, se você estiver administrando uma academia fitness, o custo do personal trainer será variável, pois você só pagará seus treinadores quando eles treinarem um cliente.

• CUSTOS FIXOS

Locação, equipamentos, aluguel, encargos financeiros sobre empréstimos, folha de pagamento, impostos e seguros estão todos incluídos.

2. FLUXO DE CAIXA

Em seguida, se o seu negócio está se expandindo ou em declínio, controlar eficientemente o fluxo de caixa é fundamental.

Como dizem, Dinheiro é Rei. Se você drenou seu capital de giro, por exemplo, pode se encontrar incapaz de pagar fornecedores ou até mesmo pagar salários.
É por isso que é essencial ter um nível de capital de giro que ajude você a continuar administrando sua empresa, mesmo que as coisas não estejam indo bem.
Portanto, aqui estão alguns objetivos relacionados ao fluxo de caixa para você começar:

• MELHORANDO O CICLO DE CAIXA

O ciclo de caixa é a diferença entre o número médio de dias que leva para seus clientes pagarem menos o número médio de dias que você paga aos seus fornecedores.

• MARGEM FINANCEIRA

Você encontrará deficiências em sua empresa e as podará sistematicamente avaliando suas margens.

• GERENCIAMENTO DE LIQUIDEZ

Uma boa empresa deve manter um nível adequado de liquidez. Por outro lado, qual é esse nível apropriado varia de empresa para empresa e de indústria para indústria. No entanto, 6 meses de capital de giro são considerados um mínimo em muitas empresas.

3. ENTENDA OS RISCOS DA GESTÃO FINANCEIRA E APRENDA A LIDAR

Não há dúvida de que lançar uma nova empresa é arriscado. Então, o que você pode fazer para gerenciar o risco e aumentar as chances de sucesso a seu favor? Como você pode, em geral, minimizar os riscos monetários que acompanham o início de um negócio?
Portanto, aqui estão algumas metas relacionadas ao risco que ajudarão a mitigar riscos específicos:

• MANTENHA REGISTROS CONFIÁVEIS

Construa um sistema de manutenção de registros que funcione imediatamente.
Por outro lado, quando chega a hora de pagar suas contas ou registrar seus impostos, obter um sistema de arquivamento confiável e acompanhar a papelada economizará tempo e dinheiro.

• DIVERSIFIQUE SEUS GANHOS

Crie vários fluxos de receita em seu modelo de negócios, sempre que possível. Ter todos os ovos em uma cesta dificilmente é uma boa ideia.

• LIQUIDAÇÃO FINANCEIRA

Como startup, você deve ter objetivos de negócios. Certifique-se de ter orçamentos anuais e mensais em vigor. Nunca perca de vista o fluxo de caixa e, por fim, entenda os riscos de negócios e tome medidas para minimizar.

E, por fim, se precisar de auxílio, nossa contabilidade conta com um time de especialista para ajudar sua empresa. Entre em contato conosco agora mesmo!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn